quarta-feira, 27 de março de 2013

Sangra, mas é normal! #soquenao

Rotina no consultório: Paciente chega e relata que a não tem nenhuma queixa em relação a gengiva, afinal sangra mas é normal.....NÃO, NÃO É NORMAL! Paciente para de passar fio dental, pois este "machucou" a sua gengiva e sangrou, NÃO, NÃO FOI O FIO DENTAL DE MACHUCOU SUA GENGIVA, ela já estava inflamada e por isso sangrou.




De acordo com o Ministério da saúde, mais de 75% da população entre 35 a 40 anos tem problema na gengiva. As pessoas obesas, produzem mais citocina (proteínas com propriedades inflamatórias), que lesam os tecidos gengivais. Cada dia as crianças estão mais fora do peso, e isso faz com que desenvolvam a gengivite cada vez mais cedo.

A gengivite é a mais branda das doenças periodontais, sua evolução a longo prazo traz consequencias irreversíveis. Isso quer dizer que, sim, a longo prazo a pessoa perde os dentes se não cuidar. Além de tudo isso, ela também é uma doença silenciosa, diferentemente de uma cárie.

A higienização completa com escovação e fio dental TODOS OS DIAS EM TODAS AS REFEIÇÕES, é a única solução para aqueles que não pretendem perder os dentes, e que gostaríam de ter qualidade mastigatória para o resto da vida.

A visita ao seu dentista também é determinante, pois sempre temos um pequeno acúmulo de tártaro, e esse, deve ser removido antes de causar alguma inflamação gengival.

Não se esqueça, sangramento é sinônimo de doença ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário