quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eis a questão....



E aí, o dente do siso deve ser extraído ou não? Depende.....afinal não estamos falando de uma ciência exata!




O Dente do siso, na linguagem odontológica, Terceiro Molar, é um dente que já não faz falta.....é um dente que foi muito útil, na época em que a dieta do ser humano era muito mais rígida, e necessitávamos destes dentes para triturar os alimentos, e  por serem mais difíceis de serem mastigados, nosso desenvolvimento facial, nossa musculatura....tudo era diferente!

Mas e aí? Tudo bem, não era para ter, mas tenho....o que faço? Existem algumas linhas na odontologia, pode ser que a minha opinião não seja igual a do seu dentista, portanto não ache que ele te falou balela, ou que eu to errada.....enfim......

Se o dente do siso, nasce na posição correta, existe espaço, o dente entra em oclusão (isso quer dizer, mastiga com o dente de cima), você consegue higienizar, passar fio dental, e a gengiva nessa região não inflama......para que extrair???? Não tem porque.....sempre lembrando, que é muito fácil ter uma cárie nesses dentes, pelo difícil acesso na higienização.

Agora, se ele está incluso ( dentro da gengiva), dói, inflama, infecciona a cada 3 meses, está cariado, cariou o dente da frente (segundo molar), a gengiva ainda o recobre em parte, está empurrando os outros dentes, ou qualquer sintoma parecido com esses, não preciso nem falar, não é?

Uma radiografia panorâmica, aos 16 anos, é bem vinda.....o quanto antes soubermos a dimensão do nosso problema melhor....afinal, nessa época o dente ainda não está completamente formado, e nosso osso, ainda não está tão “maduro”....resumindo rígido.....

E, o mais importante, é que assim que ele der o primeiro sinal de problema, procure um dentista, ele vai saber avaliar e indicar ou não a extração.....as dores vem e vão....e são extremamente chatas!

Fique de olho nos seus dentinhos.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário