segunda-feira, 26 de março de 2012

Dentes X Diabetes, quem ganha essa batalha?


















Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 200 milhões de pessoas sofrem de Diabetes Mellitus em todo o mundo! No Brasil estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença.

Mas qual a relação da Diabetes com a odontologia?

A doença periodontal é a manifestação mais comum nos diabéticos, estando presente em 75% destes pacientes, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes. O maior conteúdo de glicose e cálcio na saliva favorece o aumento na quantidade de cálculos e fatores irritantes nos tecidos.

Alguns estudos relacionam o tratamento periodontal com a redução das necessidades de administração de insulina pelo diabético!

É de extrema importância que o paciente diabético, faça um controle rigoroso de placa bacteriana, prevenindo a perda óssea. Em pacientes não controlados a doença periodontal é bastante agressiva, e pode levar a perda dos dentes.

Muitos diabéticos desconhecem sua condição, já que a doença é pouco sintomática, seu diagnóstico precoce é de extrema importância, alguns sintomas comuns são: Urinar excessivamente, aumento de apetite, perda de peso, sede excessiva, cansaço, vista embaçada e infecções frequentes.

Cuide de sua saúde, faça exames regularmente, consulte seu médico e seu dentista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário